Atualização das Tarifas de Água para 2025

O município da Lourinhã informa que foi aprovada a atualização do Tarifário de Abastecimento de Água, Saneamento e Resíduos Sólidos Urbanos, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2025, que prevê um aumento de 2,1%, resultado da projeção da taxa de inflação para esse ano, pelo Banco de Portugal (dados de Junho de 2024).

Concretamente, naquilo que respeita ao Abastecimento de Água, utilizadores domésticos, social e familiar, tarifa fixa, o aumento será de 0,0225€ por m3, para 0,1465€/m3 na tarifa de disponibilidade doméstico, até 25mm. Para utilizadores não-domésticos, a atualização é de cerca de 18%.

Na tarifa variável, 1.º escalão – utilizadores domésticos, social e familiar, o aumento é de 2,1%, em resultado do aumento do custo de aquisição da água, por parte do município da Lourinhã à empresa Águas do Vale do Tejo. Já o 2.º, 3.º e 4º escalões terão, respetivamente, aumentos de 5,88%, 5,% e 15%, verificando-se um agravamento dos preços para utilizadores que consomem mais água, como forma de combate ao desperdício para a rede.

No que respeita a Saneamento, tarifa fixa, utilizadores domésticos, social e familiar e utilizadores não-domésticos a subida é cerca de 2%. A tarifa variável, últimos dois escalões, utilizadores domésticos e social, terão um aumento de cerca de 7% e 11%, respetivamente, beneficiando o 1.º escalão que se manteve inalterado. Já os utilizadores não-domésticos terão um aumento de cerca de 7%.

Finalmente, no que respeita a Resíduos Sólidos Urbanos, tarifa fixa, utilizadores domésticos e social e utilizadores não-domésticos, o aumento é de 2,1%, sendo igual o aumento na tarifa variável, utilizadores domésticos e social. Ambos os aumentos vão ao encontro da projeção da taxa de inflação, do Banco de Portugal, para 2025. Na tarifa variável, utilizadores não-domésticos, houve uma alteração da metodologia do cálculo da tarifa, por imposição do Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR), aprovado pelo Decreto-Lei n.º102-D/2020, de 10 de dezembro, tendo sido criados escalões consoante a deposição de volume de 30l, 110l e 800l e por deposição de volume adicional até 800l. Assim, as tarifas para o setor do comércio, serviços e restauração deixam de ser indexadas ao consumo de água, passando a ser aplicadas sobre a quantidade de resíduos recolhidos, medida em unidades de peso ou estimada pelo volume de contentorização.

O novo tarifário pode ser consultado aqui.

Parque de Estacionamento para Passageiros

Está disponível uma nova zona de estacionamento, em Casais do Araújo, Marteleira, para os passageiros das empresas de Transporte Coletivo Rodoviário, a Rede Expresso e Barraqueiro, que ligam a Lourinhã a Lisboa.

Este novo parque, de acesso livre, vem fazer face aos problemas de parqueamento detetados na envolvente à paragem de autocarros da Marteleira, resultado do aumento de passageiros, registado nos últimos anos.

Trata-se de um espaço que é património municipal, através de uma recente cedência de domínio público, situado entre a Rua 25 de Abril e a Travessa dos Avelinos, da Freguesia de Santa Bárbara.