Sítio arqueológico São Lourenço dos Francos

Trata-se de um projecto arqueológico em São Lourenço dos Francos que se encontra a ser desenvolvido pelo município da Lourinhã através dos arqueólogos Gerardo Gonçalves e Dina Borges Pereira.

O projecto procurará, em primeira instância, avaliar o potencial arqueológico e patrimonial do sítio e, no essencial, possibilitar a valorização e promoção deste local arqueológico. Terá uma duração de três anos (2022, 2023 e 2024) e contará com a participação de alunos de diversas universidades em Portugal e outros interessados.

Segundo revelou a autarquia lourinhanense, os dados até agora recolhidos permitem, em parte, concluir que se trata de um sítio arqueológico, o qual, provavelmente, recuará até à época romana.

Os trabalhos de arqueologia, que se iniciaram a 7 de Julho, passam por uma escavação arqueológica, inventário, classificação e desenho de artefactos e materiais arqueológicos, implementação das novas tecnologias da informação em Sistemas de Informação Geográfica e fotogrametria, modelos digitais de estruturas e artefactos, entre outros procedimentos e atividades.

Até ao momento a equipa já conseguiu recolher perto de 700 materiais arqueológicos, nomeadamente moedas, asas de jarros e alguns fragmentos de taças e pratos. Antes disso, em 2017 foram descobertas no local duas lagaretas por ocasião do início da construção de um crematório naquele local, cujo processo foi interrompido devido a este achado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *